As causas para a queda dos cabelos são muitas, e a maioria delas podem estar ligadas á carências nutricionais. As carências nutricionais ão responsáveis por grande parte dos males que afetam o organismo, causando desequilíbrios que podem ser resolvidos através de uma dieta balanceada e uma suplementação capilar elaborada e supervisionada, no caso, por uma tricologista/nutricionista.
A terapia ortomolecular, por exemplo, procura neutralizar os radicais livres corrigindo carências e excessos vitamínicos e minerais, ajustando nutrientes de acordo com seu perfil – respeitando a individualidade bioquímica de cada pessoa. Dessa forma, você recupera a saúde do corpo comum todo, recupera a sua auto estima e até o seu bom humor fica ainda melhor.
Por que a dieta influencia nos cabelos?
A maioria das pessoas não pensa nisso porque acha que uma coisa não tem nada a ver com a outra – afinal os fios não são tecidos sem vida? Sim, mas a estrutura desse tecido é composta por uma substância chamada queratina, que também compõe as unhas. Vários alimentos possuem queratina, que é produzida pelos aminoácidos. A melhor fonte para o consumo de queratina são os alimentos ricos em proteínas, que metabolizam as bases dessa substância – como carnes magras, aves, peixes, fígado, rins e produtos lácteos com baixo teor de gordura.
Por isso, para que os fios fiquem bonitos, saudáveis, fortes e brilhantes é preciso que o sangue tenha nutrientes para levar aos folículos do couro cabeludo, onde os novos fios nascem. Algumas das substâncias mais importantes para a saúde dos cabelos são as vitaminas do complexo B (principalmente a B5), ômega 3, ômega 6, zinco, selênio, biotina, vitamina E e I-metionina.
Alimentos com vitamina C também aumentam o desenvolvimento da queratina, assim como os que contêm enxofre (ovos, feijão, couve e soja). Por outro lado, uma dieta rica em ferro colabora para que os glóbulos vermelhos transportem com mais eficiência o oxigênio para os folículos – assim como para todos os demais tecidos do corpo – fazendo com eu os nutrientes sejam mais facilmente absorvidos.
Como funciona a Suplementação Capilar?
A suplementação capilar reforça os efeitos de uma alimentação balanceada e também atuam em situações específicas, acelerando o processo de cura e restauração. É o caso, por exemplo, de fios mais finos perto da raiz, de fios quebradiços nas pontas ou ainda da redução de volume.
Os suplementos (como os à base de cafeína, biotina ou niacinamida), estimulam a circulação dos folículos, fazendo com que os fios cresçam mais saudáveis e espessos. Determinados suplementos podem reduzir a queda e promover um crescimento dos fios de até 46%.
Perda de peso também pode fazer perder cabelo
Por outro lado, quem quer perder peso também deve prestar muita atenção: as dietas radicais são inimigas de cabelos bonitos e saudáveis. Para quem perde 10% de seu peso em apenas um mês, por exemplo, as chances de haver grande queda dos fios por causa de uma deficiência nutricional aumenta bastante – principalmente quando a dieta é pobre em vitamina A, zinco ou proteínas.
No entanto, a queda para e os cabelos retornam ao crescimento normal quando uma dieta saudável é restabelecida. A tricologista/nutricionista irá ajustar a qualidade e a quantidade de suplementos aos seus hábitos de vida e alimentares para equilibrar os nutrientes de forma a reverter o processo de queda.
Intolerância e alergia alimentar também podem causar queda dos fios
A influência da alimentação na saúde dos cabelos é tão grande que a queda dos fios também pode estar associada a alergias ou intolerâncias alimentares, como a do glúten. Dentre os celíacos, a ocorrência de alopecia areata ou pelada (placas de alopecia no couro cabeludo) é de 3,8% por causa de alterações na parede intestinal causadas pela presença do glúten, que aumenta a absorção de várias substâncias desencadeando uma reação imunológica que, por sua vez, causa alopecia areata. Dentre os não celíacos, esse percentual varia entre 0,7% e 1%.
Não deixe sua auto estima cair
Cabelos ralos, muito finos, quebradiços ou a queda acentuada dos fios acarretam em danos físicos, mas também colaboram para a baixo autoestima, desencadeando processos psicológicos que podem levar, inclusive à depressão. Dessa forma, começa um verdadeiro círculo vicioso, uma vez que o estresse e a depressão também são prejudiciais à saúde dos cabelos.
O ideal, portanto, é não deixar nenhum problema com os cabelos se agravar e procurar um tricologista assim que os primeiros sinais de queda ou fragilidade capilar começarem a ser notados. Manter uma dieta balanceada é fundamental para a saúde em geral, mas apenas um especialista poderá determinar a verdadeira causa do problema, sua real extensão e indicar o melhor tratamento para cada caso. A suplementação capilar deve ser considerada e é uma forte aliada na restauração e manutenção da saúde capilar.
O melhor caminho para ter fios saudáveis é agendar uma consulta e ter uma avaliação personalizada do seu caso.