Mitos e verdades sobre o crescimento do cabelo - Clínica Capilar
alto stima,alto estima,auto stima,auto estima,capilar,cabelo,cabelos,tricologia,tricologista,Sandra Assis Maia,Alopecia,Saúde,Saúde Capilar,saude,Alopecia Androgenética,Alopecia Areata,SCA,Sistema Capilar,Tratamento contra queda,Hair,Implante Capilar,Efluvio Telógeno,Doenças Capilares,careca,calvo,queda de cabelo,tricoscopia,terapia ortomolecular,ortomolecular,Especialista em cabelos,Saude do cabelo,cabelos caindo, tratamento de queda de cabelo,calvice
17432
post-template-default,single,single-post,postid-17432,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,overlapping_content,transparent_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge (child),wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Mitos e verdades sobre o crescimento do cabelo

O corte do cabelo não ficou bom? A química aplicada estragou os fios? Não aguenta mais cabelos curtos? Com certeza você deve estar louca para ver os cabelos crescerem – e muito provavelmente tem um monte de gente dando pitaco sobre o crescimento do cabelo. Só que esse é um assunto que todo mundo parece entender, mas na verdade é cercado de mitos. Afinal, será que todos os cabelos crescem na mesma velocidade? Quanto eles devem crescer por mês? Conheça agora a opinião dos tricologistas sobre o que é mito e o que é verdade sobre o crescimento do cabelo e tire todas as suas dúvidas!

 

Cortar as pontas todo mês acelera o crescimento do cabelo

Mito. Se todo mês você cortar um pouquinho do cabelo, aí mesmo é que ele não vai sair do mesmo lugar nunca. O cabelo tem um ritmo próprio de crescimento, independente do corte, que é em torno de  1 cm por mês em média. Então, se todo mês você cortar 1 cm, você estará cortando o que ele cresceu e os fios ficarão sempre do mesmo tamanho.

Rabo de avalo ou trança ajuda o cabelo a crescer

Mito. Não faz a menor diferença para o crescimento do cabelo se você fizer penteados de tração, como rabo de cavalos apertados e tranças. Em vez disso esses penteados vão, sim, deixar os bulbos capilares mais fracos, favorecendo a queda de cabelo e o ressecamento dos fios.

Excesso de oleosidade atrapalha o crescimento do cabelo

Verdade. A oleosidade em excesso atrapalha a oxigenação do bulbo capilar, o que acaba retardando o crescimento do cabelo. Para crescer normalmente o bulbo precisa estar saudável, recebendo todos os nutrientes devidamente. O uso excessivo de secador de cabelos, por exemplo, estimula a produção de óleo na raiz, mas a oleosidade pode ter diversas origens. Descubra a causa da oleosidade em excesso com um tricologista e faça o tratamento adequado para o seu caso.

Alguns alimentos ajuda o crescimento do cabelo

Verdade. Uma alimentação saudável melhorar todo o organismo, por isso tudo o que você ingere é tão importante quanto o shampoo que você usa. Alguns alimentos, ricos em vitamina A – como abóbora, mamão, cenoura e batata doce – auxiliam na renovação e multiplicação celular.

Já alimentos que contêm ferro, como lentilha, brócoli, couve e espinafre, fortalecem os fios e previnem a queda. Além disso, uma dieta rica em protepina oferece combustível para o organismo produzir queratina que, como matéria-prima do fio, faz com que o cabelo encorpe e cresça de forma mais saudável.

Estresse prejudica o crescimento do cabelo

Verdade. O estresse é uma verdadeira bomba para todo o organismo, desestabilizando  diversos processos químicos, além dos danos psicológicos. Logo depois ou até três meses após de um episódio ou período estressante o corpo estimula diversas partes do organismo para se recuperar do ocorrido, o que pode fazer com que o cabelo pare de crescer e até provoque a queda de cabelo.

Misturar anticoncepcional no shampoo faz o cabelo crescer mais rapidamente

Mito. O hormônio da pílula anticoncepcional foi feito para ser ingerido, e não para uso tópico. Ou seja, não há nenhum efeito ou absorção pelo couro cabeludo. O ideal é procurar um tricologista para a indicação da melhor linha de produtos para uso diário de acordo com o seu tipo de cabelo.

Cabelo cresce mais rápido no verão

Verdade – mas não regra. Os fios têm ciclos de crescimento e dependendo da fase em que ele está, ele cresce mais. Se acontecer de esta fase mais favorável bater com o verão, ele pode ter um crescimento ligeiramente mais rápido. No entanto, o normal é o fio crescer 1 cm por mês.

Crescimento do cabelo é maior se for cortado na lua crescente

Mito. Não há nenhuma comprovação científica que comprove que cortar o cabelo na lua crescente ou em qualquer outra fase lunar o faça crescer mais rápido ou mais devagar. No entanto, como a lua influencia as marés, há quem ache o crescimento do cabelo também é influenciado por ela, mas não há nada que comprove o fato.

Crescimento dos cabelos acontece de dentro para fora

Verdade. O crescimento do cabelo pode ser prejudicado por falta de vitaminas, por exemplo. O ideal é buscar um tratamento que mapeie suas necessidades nutricionais para encontrar o problema e reequilibrar o organismo através de suplementos naturais, como a tricologia associada à terapia ortomolecular, oferecida pela Alto Stima.

Agora que você já sabe o que é mito e o que é verdade sobre crescimento do cabelo, fica muito mais fácil mantê-los sempre saudáveis e bonitos.

E você, tem ou já teve problema com o crescimento do cabelo? O que você fez? Conte para a gente a sua experiência!

Veja também estes outros artigos