Qual é a formação do Tricologista?

Descubra qual é a formação do tricologista e em que campo ele atua
Tricologista Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

5min. de leitura

Que o tricologista é o responsável por obter as informações profundas e precisas sobre os cabelos muitos já sabem, porém, ainda existem dúvidas relacionadas a área de atuação.

Caspa, seborréia, calvície, quebra dos fios, sensibilidade no couro cabeludo, quedas e irritações fazem parte do cotidiano capilar de homens e mulheres das mais variadas idades.

O cabelo tem um ciclo de vida que vai desde o crescimento, estabilização, descanso e queda. E muitas são as dúvidas quando o problema surge. O que fazer? Qual produto usar? Que profissional procurar?

Algumas pessoas têm a tendência de recorrer a um dermatologista logo que algum problema aparece, o que não é errado, já que este trata de todos os aspectos relacionados à pele, inclusive a pele que protege as madeixas, o couro cabeludo. Mas, existe hoje um profissional que consegue estudar os fios mais a fundo, o tricologista.

Sobre a Tricologia

A tricologia é a ciência direcionada a estudar e diagnosticar problemas nos cabelos e/ou couro cabeludo. Ela surgiu no século passado, na Inglaterra, e é uma área multidisciplinar que envolve vários profissionais da saúde.

A tricologia é uma área de atuação para complementar o conhecimento de profissionais da área da saúde. Esta ciência tem reunido profissionais das mais variadas áreas – não somente médicos ou dermatologistas, – como também esteticistas, terapeutas capilares, nutricionistas, farmacêuticos, biomédicos, dentre outros.

O tricologista

O tricologista é o responsável por obter as informações profundas e precisas sobre os cabelos; é quem tem especialização e saberá mais profundamente sobre o assunto e o mais importante, ele está preparado para atuar.

Isso não quer dizer que o médico dermatologista não possa fazer uma formação em tricologia, ou mesmo atuar com tricologia, mas muitos deixam de lado essa área da ciência, ainda que sendo dermatologistas, em prol de outros interesses dentro da própria dermatologia.

Como é feita a avaliação do problema do cliente?

queda de cabelo pode ter várias causas. Para definir qual o problema o tricologista, a princípio, colhe a história desse problema e depois realiza um exame chamado tricoscopia do couro cabeludo com o uso de um aparelho capaz de aumentar a imagem do fio na área na qual à queixa do cliente.

Com a precisão do diagnóstico, é possível verificar o tipo de problema, o estágio da queda e o possível tratamento personalizado (de pessoa pra pessoa).

Após feita a anamnese (coleta de informações sobre o problema) e a tricoscopia, se for constatado algum problema que foge da sua competência, o paciente/cliente será encaminhado para um especialista relacionado aos sintomas detectados, exemplo: endócrino, ginecologista, nutricionista, psicólogo, psiquiatra, dermatologista, etc.

Resumindo: visando a ética, profissionalismo, a satisfação do cliente e a saúde dos fios, o tricologista de formação não médica, encaminha o cliente para algum médico sempre que identifica algo que está fora da sua área de atuação.

Veja também

Tricologista Vanessa Rodrigues

Vanessa Rodrigues

Tricologista

Sobre a autora

Apaixonada por cabelos e saúde capilar, atuo há mais de 10 anos com diagnósticos e tratamentos capilares. Atualmente sou proprietária da Clinica Capilar Alto Stima®, marca detentora de uma metodologia de 37 anos de mercado. Meu principal objetivo é te ajudar a resgatar a auto estima através do tratamento e restauração capilar.

ENVIAR MENSAGEM
1
Escanear o código
Olá 🙋🏻‍♀️
Como podemos te ajudar?