Sandra A. Rodrigues foi a idealizadora do método de tratamento capilar Alto Stima®. Ela foi a única profissional com especialização em três áreas distintas para ajudar no diagnóstico e tratamento da queda de cabelo.
Após anos de estudo e dedicação, Sandra A. Rodrigues, tricologista, terapeuta ortomolecular e psicanalista, se tornou a única profissional com essas três especializações para tratar a queda de cabelo com precisão.
Ela descobriu que o sucesso para um bom diagnóstico dos problemas físicos, emocionais e psíquicos devem ser tratados de forma conjunta, ampla e detalhada.
“A tricologia, a terapia ortomolecular e a psicanálise, juntas, permitem tratar o cliente/paciente como um todo. Entendi, ao longo de mais de 30 anos de trabalho e estudo a necessidade de o ser humano ser tratado em conjunto nessas três vertentes para ter sucesso em sua saúde física, emocional e psíquica”, explicava Sandra.
A ponta do iceberg é a queda de cabelo
Vamos simular um iceberg (uma massa de gelo que flutua no oceano). Usando a metáfora do iceberg de Sigmund Freud, pai da psicanálise, se tem três instâncias psíquicas: o consciente, o pré-consciente e o inconsciente.
Agora intercalando essas três instâncias psíquicas com as três vertentes de estudo da especialista Sandra A. Rodrigues temos: o consciente que representa a tricologia, o pré-consciente que representa a terapia ortomolecular e o inconsciente representando a psicanálise.
Consciente x Tricologia
A pequena parte do iceberg que fica na superfície é considerada o consciente – “parte da mente que lida com as informações da qual o indivíduo está ciente em um dado momento”.
De acordo com a neurociência, o consciente usa apenas 5% de capacidade do seu “eu” em força e energia, isso é justamente a ponta do iceberg. Em resumo, seria 5% do que você vê, racionaliza, deduz, tem como “lógica”.
Na tricologia é a parte que mostra as problemáticas do cabelo, ou seja, a queda, conhecida como a “ponta do iceberg”. É a parte onde você consegue ver e perceber fisicamente e consegue dar um direcionamento para tratar o problema detectado.
Pré-consciente x Terapia Ortomolecular
Esta é a parte no qual é definido como “uma porção do inconsciente que, com facilidade, se torna consciente. Na figura do iceberg, ele seria o equivalente à parte central ou à parte que está submersa ao nível da água, e que pode ser acessada com facilidade”.
Na terapia ortomolecular, é o momento em que o couro cabeludo pode manifestar, ou não, alterações gerando a queda de cabelo. Nesta fase o individuo só começa a perceber o problema com a ajuda de um profissional, o terapeuta ortomolecular/tricologista.
Neste caso, a terapia ortomolecular vai ajudar a buscar essas possíveis alterações e deficiências do corpo para tratar a queda um pouco mais a fundo. Resumindo, a terapia ortomolecular vai trazer o equilíbrio do sistema metabólico.
Inconsciente x Psicanálise
De acordo com a neurociência, o inconsciente usa 95% da estrutura do que é o indivíduo. Em resumo, é a parte “irracional”, em que o indivíduo não consegue enxergar. “O inconsciente faz associações o tempo todo, positivas ou negativas; prazerosas ou traumáticas” para deduzir alguma coisa.
Na psicanálise, a problemática capilar pode ser investigada de forma mais avançada, aprofundada e detalhada.
É nesta fase que é possível identificar o porquê algumas pessoas convivem tanto tempo com um trauma, que gerou tantos prejuízos ao corpo em um todo e não percebeu.
Neste patamar, o psicanalista/tricologista consegue identificar o porquê o cabelo está caindo há tanto tempo, visto que não foi observada nenhuma insuficiência através de análise biofísica (bioressonância) e sendo que através de uma avaliação com fotos ampliadas (tricoscopia) a superfície já foi recuperada com a terapia capilar.
Conclusão da profissional
“As nossas escolhas e atitudes são 95% de inconsciente e apenas 5% de consciência. A maioria das pessoas que permanece em constante perda capilar precisa dessas três vertentes para estar alinhadas e assim, buscarem a possível causa emocional de algo não resolvido, que tem se tornado de forma crônica um problema que gera uma queda crônica”, finaliza Sandra A. Rodrigues.
A especialista sempre ressalta a importância de a tricologia ser multidisciplinar e enfatiza que nenhum profissional consegue ajudar o seu cliente/paciente sem contar com a ajuda de outras áreas existentes da saúde necessárias, pois na investigação podem ser detectadas alterações em áreas que cabem o profissional específico atuar.
A queda capilar pode ter reincidência ao longo da vida por motivos completamente diferentes, por isso a necessidade de acompanhamento profissional com especialista regularmente.