Pontas Duplas: causas, consequências e como acabar com elas
alto stima,alto estima,auto stima,auto estima,capilar,cabelo,cabelos,tricologia,tricologista,Sandra Assis Maia,Alopecia,Saúde,Saúde Capilar,saude,Alopecia Androgenética,Alopecia Areata,SCA,Sistema Capilar,Tratamento contra queda,Hair,Implante Capilar,Efluvio Telógeno,Doenças Capilares,careca,calvo,queda de cabelo,tricoscopia,terapia ortomolecular,ortomolecular,Especialista em cabelos,Saude do cabelo,cabelos caindo, tratamento de queda de cabelo,calvice
17442
post-template-default,single,single-post,postid-17442,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,overlapping_content,transparent_content,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge (child),wpb-js-composer js-comp-ver-4.11.2.1,vc_responsive

Pontas Duplas: causas, consequências e como acabar com elas

Cabelo que parece palha, pontas endurecidas e com aspecto tostado. Sim, são elas, a s temidas pontas duplas. E se você faz parte do time que acredita que elas só podem ser evitadas com a tesoura, esse post é para você. A verdade é que há formas bastante eficientes de evitar as pontas duplas, já que elas são consequência do ressecamento dos fios – o qual, por sua vez, pode ser causado por diversos fatores.

Então, o primeiro passo é identificar o que está causando as pontas duplas, eliminar esse fator e solucionar a questão criando hábitos mais saudáveis em relação aos seu cabelos no dia a dia. Lembre-se que, independentemente da causa das pontas duplas, quanto mais natural for a forma de cuidar dos fios, mais bonitos e sedosos eles ficarão. Pronta para começar?

Identificando a causa (e a solução) das pontas duplas

Os cabelos cacheados são os que mais sofrem com as pontas duplas, mas os lisos também apresentam o problema, especialmente os longos. E é justamente nesses últimos que elas mais são visíveis. A questão é que elas aparecem por causa de alguns vícios na rotina de tratamento dos fios que causam desgaste mecânico e químico da estrutura superficial do cabelo.

Secador e prancha

As ferramentas de calor, como secador e prancha, são campeãs na formação de pontas duplas, assim como lavar a cabela com água muito quente. Os fios ficam ressecados e as pontas, fragilizadas, acabam se partindo.

A solução, nesse caso, é usar um protetor térmico sempre que for utilizar um desses aparelhos, mas evitar ao máximo fazer uso de secador e prancha. Deixe os cabelos secarem naturalmente sempre que possível. Por outro lado, evite tomar banho com água muito quente. O ideal é água fria, que, inclusive, ajuda a dar mais brilho aos fios. Se não for possível, apenas quebre a friagem da áua, deixando-a morninha.

Excesso de química

Cabelos cacheados são lindos, mas há quem insista em mantê-los eternamente lisos atraés da química. Só que o excesso de produtos de alisamento também acaba causando ressecamento dos fios e pontas duplas. O mesmo acontece com as tinturas e os produtos de descoloração.  Todos esses procedimentos agridem a fibra capilar, principalmente quando os produtos usados não são de boa qualidade ou o profissional não é devidamente capacitado.

A solução é investir em um tratamento de reconstrução capilar com um tricologista, usando produtos de alta qualidade de forma supervisionada pelo profissional. Ele deverá indicar produtos reconstrutores de uso diário e também a melhor forma de manter os fios sem pontas duplas após o término do tratamento.

Falta de hidratação também causa pontas duplas

Frizz, opacidade e pontas duplas: principais características de cabelos que não são hidratados de corretamente. A falta de umidade no interior da fibra capilar acaba fazendo com que o bad hair day acabe sendo todo dia.

Se você não quer continuar passando por esse problema, a solução pode começar pela sua geladeira: água. Toda hidratação deve ter início de dentro para fora, com a hidratação adequada do organismo. Ingerir 2 litros de água por dia repõe o líquido perdido durante o dia e melhora a circulação sanguínea, fazendo com que as células recebam mais nutrientes e oxigênio. Assim, todos os órgãos funcionam melhor e cabelos e pele ficam mais bonitos.

Ao mesmo tempo, faça hidratação capilar com cremes adequados a cada 15 dias até resolver o problema e pelo menos uma vez por mês como manutenção. Há vários produtos de qualidade comprovada que também podem ser usados na hidratação diária, mas o ideal é que eles sejam indicados por um tricologista para o seu tipo de cabelo.

Porque cabelos cacheados têm mais pontas duplas

Os cabelos cacheados costumam ter mais pontas duplas justamente por causa do formato em espiral dos fios, que acaba impedindo que a oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo chegue às pontas. Assim, as extremidades acabam ficando mais sensíveis e ressecadas.

Nesse caso, a solução é dar atenção redobrada à parte inferior dos cabelos, do meio às pontas, com finalizadores e produtos feitos especialmente para cabelos cacheados. Converse com seu tricologista para descobrir a linha de tratamento mais adequada.

Cabelos saudáveis também podem ter pontas duplas

Seus cabelos são saudáveis, brilhosos, sedosos e macios, mas mesmo assim têm pontas duplas? Bem, isso também pode acontecer, principalmente quando o uso de finalizadores é deixado de lado. O leave-in é tão importante quanto a escolha do shampoo e do condicionador, evitando que os benefícios dos produtos que você usa percam o efeito.

E você, também tem problemas com pontas duplas nos cabelos? O que tem feito para melhorar a aparência dos fios? Compartilhe conosco a sua experiência! 

Veja também estes outros artigos